Distrito Federal

Conselhos Comunitários de Segurança são homenageados em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou hoje (30) sessão solene para homenagear os Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (Conseg). A iniciativa da solenidade partiu do deputado Roosevelt Vilela (PL), que destacou a importância dos conselhos para a sociedade. 

“Hoje é um dia para refletir sobre como fazemos segurança com inteligência na nossa cidade. Os sistemas evoluíram e hoje tratamos o tema de forma transversal. Por exemplo, o mato alto e a falta de iluminação nas cidades causam insegurança. Os ambientes desorganizados contribuem para a desordem. Daí a importância dos conselhos integrados às comunidades”, observou Roosevelt Vilela. O distrital também saudou a intenção do Governo do Distrito Federal de criar uma subsecretaria dos Consegs no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do DF. 

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, ressaltou o papel exercido pelos Consegs no combate à criminalidade. “Os Consegs são uma baita ferramenta para ouvirmos a comunidade e entendermos o que a aflige diretamente. É por meio dos conselhos que sabemos a realidade das comunidades”, explicou. Chefe da Unidade Gestora dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF, o coronel da Polícia Militar Paulo André Vieira Monteiro enalteceu os conselheiros que atuam nas cidades. “Os que estão à frente dos conselhos trabalham porque acreditam no projeto”, resumiu. 

Flávia Portela, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF, definiu a função primordial dos conselhos comunitários de segurança na sociedade. “É um espaço democrático para que a comunidade se reúna dentro do conceito de segurança cidadã”, explicou.

Alexandre Patury, secretário executivo de Segurança Púbica do DF, reforçou seu compromisso com um DF mais seguro. “É muito difícil dizer para alguém que teve seu celular roubado na parada de ônibus que Brasília é uma cidade segura, mas estamos trabalhando para isso”, garantiu. 

Via CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *