“Não sabemos o que irá acontecer”, diz planaltinense que mora em Pelotas-RS

As inundações continuam avançando pelo Rio Grande do Sul e o nível da água começa a subir, desta vez, no sul do estado. Uma das cidades que está em alerta máximo para o risco de enchentes é Pelotas. 

Renato Filipe, de 31 anos, analista de RH, nascido em Planaltina-DF, mudou-se recentemente para a região. Ele conta que existe grande preocupação por parte dos moradores e que, alguns bairros já começaram a ser evacuados. “A gente não sabe a gravidade do que está por vir, o que vai acontecer. Não temos histórico de enchentes em uma escala tão grande”, destaca ele, em entrevista ao Plan News

Renato afirmou que a prefeitura da cidade está emitindo avisos sobre quais áreas devem ser inundadas e para onde as pessoas devem sair. “Já tem bairros sendo evacuados, bairros que estão em zona de risco, como os bairros perto da Lagoa dos Patos. Tem muita resistência da população para sair. Aqui é uma cidade muito populosa, com mais de 300 mil habitantes”, disse. 

Pelotas é cortada pela Lago das Patos, que está recebendo parte das águas que fizeram o Rio Guaíba transbordar. Até o momento, 126 pessoas morreram e 140 seguem desaparecidas no Rio Grande do Sul. 1,9 milhão de pessoas foram afetadas.

Ao mesmo tempo, doações chegam de praticamente todos os estados do país. Em Planaltina, órgãos públicos recolhem doações e grupos de pessoas se organizam para enviar mantimentos para os desabrigados no Sul do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *