Ícone do site Plan News

MP flagra apenas 2 médicos atendendo 42 pacientes internados em Planaltina

Hospital Regional de Planaltina recebe pacientes da cidade e vindos do Nordeste e municípios de Goiás. Foto: Foto: Breno Esaki/Agência Saúde.

Uma vistoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) encontrou apenas dois médicos de plantão para atender 42 pacientes internados em Planaltina, no Distrito Federal. A equipe foi até a unidade chamada pela advogada Luana Oliveira, que está com o pai, de 80 anos, internado na unidade.

Ezequias deveria ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas foi entubado no box de emergência da unidade de saúde, por falta de ambulância e leito disponível. Porém, após reportagem do Plan News, ele foi transferido para uma UTI no Hospital do Paranoá, na noite de terça-feira (23/04). Ao realizar uma vistoria, no dia 19 deste mês, os promotores do Ministério Público apontaram que o hospital está funcionando de maneira precária, sem ventilação adequada no prédio que tem mais de 40 anos. 

Além disso, os procuradores revelaram que o hospital não tem tomógrafo e que pacientes são alocados de maneira precária, pois o hospital não tem enfermaria. As reclamações sobre demora no atendimento, falta de exames e de médicos são constantes por parte dos pacientes. Mesmo com as trocas de governo a situação não é resolvida. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde informou que dos médicos contratados em 2024, 15 foram alocados em Planaltina e que trabalha para ampliar o atendimento. “A Secretaria de Saúde informa que, em 2024, já foram realizadas 961 nomeações para cargos efetivos, sendo 351 médicos. Além disso, também foram chamados 200 médicos temporários. Desses, 15 clínicos gerais já foram lotados no Hospital Regional de Planaltina (HRPL), que trabalha na reestruturação das escalas médicas para ampliar o atendimento à população”, destaca a nota.

A Secretaria de Saúde se comprometeu ainda a adquirir um tomógrafo para o Hospital de Planaltina, além de reformar o pronto socorro até o final do ano. “A SES também informa que possui contrato de manutenção vigente. A radiologia do HRPL já passou por revitalização. No momento, o centro obstétrico passa por manutenção e nos próximos meses, será a vez do pronto socorro. O hospital também receberá, ainda neste ano, um tomógrafo”, completa o texto.

Da redação

Sair da versão mobile