Ícone do site Plan News

Por falta de UTI, idoso é entubado no box de emergência em Planaltina

Ezequias Oliveira, de 80 anos, foi alocado no box de emergência, mesmo estando em estado grave. Foto: material cedido ao Plan News.

Um idoso de 80 anos foi entubado no box de emergência no Hospital Regional de Planaltina. Ezequias de Oliveira está com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), apresenta sintomas graves, como redução do nível de consciência e não responde a estímulos feitos pelos médicos. De acordo com relatório médico, ele precisa ser transferido com urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suporte neurológico.

No entanto, de acordo com informações obtidas pela reportagem, a transferência ainda não ocorreu devido à ausência de uma UTI móvel para levar o paciente para uma unidade adequada. A filha do homem, Luana, advogada, ingressou com uma ação na Justiça e obteve decisão favorável determinando a transferência do paciente para o leito adequado. “Quando meu pai chegou aqui, ficou em uma cadeira, depois foi colocado em uma maca quebrada. Eu entrei em contato com o Ministério Público, ai ligaram aqui e mandaram trocar ele de cama, o que foi feito. Mas não tem ambulância com UTI para levar ele para fazer o exame”, conta Luana, ao Plan News.

De acordo com a decisão do juiz Henaldo Silva Moreira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a internação deve ser feita em uma UTI na rede particular, caso não exista leito disponível na rede pública. O Hospital de Planaltina não tem tomógrafo e uma visita do Ministério Público, chamado pela filha do paciente, apontou que o hospital está com estrutura precária e com superlotação. 

Caso não seja internado em unidade com os equipamentos adequados, Ezequiel corre risco de morte. Procurada, a Secretaria de Saúde informou que Ezequias será transferido até o final do dia desta terça-feira (23/4) para o Hospital Regional do Paranoá, onde será alocado em uma UTI.

“A Secretaria de Saúde (SES)  informa que o paciente em questão já passou pelo exame de tomografia e já possui leito de UTI com suporte neurológico regulado no Hospital da Região Leste (Paranoá). A transferência ocorrerá até o fim do dia. O paciente segue assistido pela equipe médica até que a remoção ocorra”, destacou o órgão, em nota.

Da redação

Sair da versão mobile