Planaltina

Sem ambulância, Corpo de Bombeiros não atende homem acidentado no Jardim Roriz

Um morador do Jardim Roriz precisou ser transportado a Unidade de Pronto Atendimento por populares na manhã desta sexta-feira (31), após sofrer acidente no Jardim Roriz, em Planaltina. Em várias ligações para o 193, as pessoas que pararam para socorrer a vítima forma informadas que o Corpo de Bombeiros não enviaria uma viatura para o resgate, pois não havia nenhuma unidade disponível.

De acordo com testemunhas, o homem caiu no asfalto, bateu a cabeça, começou a sangrar e ter várias convulsões. Temendo que o quadro se agravasse, os moradores resistiram em fazer o transporte por conta própria. No entanto, após cerca de meia hora sem a chegada de uma ambulância, e vendo que o quadro estava piorando, o grupo decidiu pedir ajuda para um motorista que passava pelo local e realizar o transporte.

O Plan News apurou junto a fontes oficiais que o quartel de Planaltina conta com apenas uma Unidade de Resgate (UR), ou seja, com apenas uma ambulância para atender a população. Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros informou que a ambulância utilizada em Planaltina estava em outra ocorrência e por isso não pode atender o chamado.

Testemunhas afirmam que uma viatura do Samu passou pelo local mais de meia hora depois, quando o homem já tinha sido levado pelos populares. Além disso, na ligação, o serviço de emergência teria informado que se fosse levado para o Hospital de Planaltina, o homem não seria atendido por falta de médicos. 

Veja o momento em que o homem é resgatado por moradores:

Falta de pessoal

De acordo com dados obtidos pela reportagem, atualmente, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tem cinco mil militares na ativa, no entanto, quase três mil estão em atividades administrativas, inclusive de home office. Com isso, faltam equipes para realizar o serviço operacional e atender a população nas ocorrências diárias. 

Planaltina deve continuar com apenas uma ambulância em razão da falta de equipes no serviço operacional. 

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *