Distrito Federal

DF registra aumento de casos de Influenza A e Covid e entra em alerta

O Distrito Federal registra um aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), assicado a quadros de Influenza A e covid, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz.

A entidade monitora os casos de doenças respiratórias no país por meio do boletim Infogripe. A Fiocruz aponta que “no Distrito Federal, há um aumento de SRAG associado à influenza A e a Covid-19 em jovens, adultos e idosos”.

Diante desse cenário, a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e responsável pelo Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, mantém as recomendações como o uso de máscaras em locais fechados e dentro dos postos de saúde. “Caso crianças e adolescentes apresentem sintomas de gripe ou resfriado, o ideal é permanecer em casa em isolamento ou, se precisarem sair, utilizar uma boa máscara”, explicou.

Portella destacou também a importância de que a população esteja em dia com a vacinação contra a Covid-19 e contra a influenza. “Pessoas imunocomprometidas e idosos precisam tomar doses de reforço da vacina contra a Covid-19, a cada seis meses, para se manterem protegidos contra os casos graves e óbitos do vírus”, destacou.

O clime seco favorece doenças respiratórias. O DF está batendo recorde de calor e a temperatura chegou a 35°C nesta semana. A umidade relativa do ar chegou a ficar em 15%.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *