Distrito Federal

Ibaneis determina que ônibus e metrô não cobrem passagens nos domingos e feriados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, determinou que todos os ônibus e trens do metrô que circulam no Distrito Federal nos domingos e feriados deixem de cobrar passagem da população. O anúncio foi feito pelo governador em entrevista ao Metrópoles.

A informação foi confirmada pelo Plan News. A medida deve começar a valer a partir de 1º de março e é um teste para saber se a capital pode ser a chamada tarifa zero em todos os dias da semana.

O governador avalia que a circulação com catracas liberadas pode incentivar a economia da cidade nos domingos e feriados. “Neste primeiro momento, nosso objetivo principal é incentivar o comércio e o lazer no Distrito Federal. Mas também queremos testar como será a implementação da medida para checarmos se é possível estabelecer a tarifa zero todos os dias da semana”, disse Ibaneis Rocha ao site. Essa medida inicial deve custar R$ 30 milhões por mês.

A medida beneficia mais de 1 milhão de usuários do transporte público e pode atender 2,8 milhões de moradores do DF e outros 2 milhões da Região Integrada do DF e Entorno, que usam o transporte público da capital. O movimento de tarifa zero em Brasília foi puxado pelo deputado distrital Max Maciel. O parlamentar lançou uma campanha e enviou ao governo alternativas para financiar a medida.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *