Planaltina

Cozinha de projeto social é demolida em ação contra invasões no Bairro de Fátima

A cozinha do projeto Favela Gastronômica foi demolida durante uma ação do DF Legal que ocorreu no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina, na sexta-feira (24). De acordo com o órgão, a ação ocorreu para remover construções irregulares na área da Unidade de Internação de Planaltina.

Os líderes do projeto afirmam que não foram notificados e que a ação ocorreu de maneira ilegal. O espaço demolido seria usado na realização de ações sociais. Procurado pelo Plan News, o DF Legal informou que a ação teve como objetivo “garantir a segurança dos servidores e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”.

A Secretaria do DF Legal informou ainda que não houve registro da demolição de cozinha comunitária.

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria DF Legal esclarece que realizou operação nessa sexta-feira (24) em um parcelamento irregular instalado recentemente dentro do perímetro de segurança da Unidade de Internação de Planaltina (UIP).

Tendo em vista a necessidade de manter o perímetro de um quilômetro sem construções em torno da Unidade para garantir a segurança dos servidores e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, a ação se fez necessária, conforme recomendação da SEJUS.

Foram desconstituídos cerca de dois quilômetros de cercamento e sete edificações. Não há registro da demolição de uma cozinha comunitária.

Vale destacar que parcelamentos irregulares não passíveis de regularização em fase inicial não precisam de notificação prévia para desconstituição, conforme legislação vigente.

Todas as edificações precárias foram instaladas recentemente e a área já foi alvo de diversas ações da pasta ao longo dos últimos anos.

A última delas ocorreu em 2022 com a remoção de mais de 50 estruturas precárias e 2,5 quilômetros de cercamento irregular.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *