Farmácias da rede pública em Planaltina ficam sem remédios contra a dengue
Pacientes que procuram remédios para tratamento da dengue em Planaltina encontram dificuldade em ter acesso aos medicamentos. Os postos de saúde da cidade registram falta de ondacentrona e soro de reidratação.
Na UBS 20, que fica próxima ao restaurante comunitário, unidade de referência na cidade, a informação é de que não tem nenhum dos dois medicamentos na farmácia e nem previsão de reposição.
A ondacentrona é usada para pacientes com dengue ou suspeita de dengue que apresentam náuseas e enjoos, sintomas comuns durante a doença. Já o soro de reidratação oral é exatamente relevante para repor perdas de sais minerais no organismo e prevenir formas mais graves da doença.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde negou que os medicamentos estejam em falta e disse que 209 mil unidades de soro de reidratação foram distribuídas na rede pública. Em relação a ondacentrona, a secretaria afirma que aguarda reposição por parte do fornecedor.
“Sobre o medicamento ondacentrona, a SES/DF informa que tem estoque distribuído na rede e pedido de aquisição empenhado aguardando entrega por parte do fornecedor”, destacou.