DF tem 700 casos de dengue por dia; situação nos hospitais é crítica
O Distrito Federal vive uma epidemia histórica de dengue. A Secretária de Saúde registra em média 700 novos casos por dia. Em janeiro, até agora, foram reportados mais de 7 mil casos.
Nos hospitais, a situação é caótica. De acordo com dados do governo, a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da capital chegou a 92,81% na quinta-feira (18). Os leitos neonatais estão com 98,80% de ocupação.A situação é mais crítica em cidades como Ceilândia, Brazlândia e Sobradinho.
O governo decidiu montar tendas para atendimento na área externa das administrações regiões de cidades com mais casos. Uma viatura do Corpo de Bombeiros e médicos da equipe da família estarão nas tendas. Profissionais de saúde ouvidos pelo Plan News sob a condição de anonimato apontam que as UTIs estão lotadas, com casos frequentes de dengue hemorrágica, onde os pacientes dão entrada nas unidades de saúde e vão direto pra UTI.
Candidatos a agentes comunitários de saúde aprovados no último concurso dizem que o governo não está chamando para assumirem os cargos.
O déficit de profissionais é de 2.398, sendo que mil aguardam convocação.As chuvas acima da média, assim como água parada e acúmulo de lixo são os agravantes do problema. Para prevenir, use repelentes e não deixe água parada.