Coletivos fabricados na China começaram a circular no Plano Piloto. Foto: divulgação/Semob
A Viação Piracicabana, que atende a Bacia 1 do Distrito Federal, região do Plano Piloto, Cruzeiro, Sobradinho, Planaltina, Arapoanga, e outras localidades, colocou em circulação novos ônibus 100% elétricos comprados da China.
Os veículos estão realizando a linha que atende o Plano Piloto. Trata-se de um lote inicial com 12 veículos.
Os novos coletivos são completos, com ar-condicionado, som ambiente, três telas informativas, cabine isoladora que separa o motorista dos passageiros, cadeiras estofadas, aviso sonoro de pedido de parada, entre outros.
Ação Popular
Um processo protocolado pelo advogado Wesley Batista, morador de Planaltina, pede que o Tribunal de Justiça determine que parte da frota total de 90 ônibus elétricos seja destinada para atender passageiros da região de Planaltina e Arapoanga.
O processo afirma que existe violação no princípio de igualdade, desvio de finalidade de recursos públicos, já que a operação e mantida por verba repassada pelo Governo do DF, entre outras questões.
A solicitação faz parte de uma ação popular. A Secretaria de Mobilidade e a Piracicabana já se manifestaram no processo, alegando que posteriormente os coletivos serão destinados também para as duas regiões, após a instalação de estações de carregamento. No entanto, não deram prazo.
O juiz da causa concedeu prazo de 30 dias para que o Ministério Público se manifeste, informando se concorda ou não com eventual inclusão das novas áreas por determinação judicial.
Veja o novo coletivo por dentro:
Da redação

