Gato atingido por tiro de chumbinho em Planaltina passou por cirurgia
Um gato que foi vítima de violência em Planaltina no final de janeiro passou por uma cirurgia para remoção de balas de chumbinho. Após a reportagem do Plan News, os donos, que estavam procurando pelo felino que tinha fugido de casa, conseguiram encontrar o pet.
O gato foi encontrado no dia 27 de janeiro sem o movimento das patas traseiras em razão de uma lesão na região da coluna. Os voluntários que resgataram o animal levatam até uma clínica veterinária na Vila Buritis, onde foram realizados exames.
Inicialmente, ele foi apelidado de Simba. Mas os donos revelaram que o gato na verdade se chama Harry. Um raio X realizado no Hospital Veterinário Público, em Taguatinga, apontou que as balas de chumbinho ficaram alojadas na coluna e em uma das patas.
Os voluntários arrecadaram recursos para realizar exames, colocação de sonda e cuidados iniciais, como higienização, medicamentos e suprimentos. Ao encontrar o pet, os donos custearam a cirurgia que foi realizada em uma clínica no Lago Sul.
O profissional que fez a avaliação, um veterinário especializado em orotpedia e neurologia, afirmou que as chances do Harry retomar os movimentos das patas traseiras são muito pequenas, pois a lesão na coluna foi ampla.
Porém, o gato está se adaptando bem a nova realidade e já se alimenta, toma água e brinca pela casa. Em gatos, o uso de cadeirinhas nem sempre é recomendado, pois ao contrário dos cães, eles gostam bastante de ficarem deitados, o que pode ser impossobilidade pela cadeira de rodas.
Outros casos
Uma ocorrência foi registrada por uma das voluntárias na Polícia Civil. No entanto, até a publicação desta reportagem, o criminoso que atirou contra o animal não foi encontrado.
Pelo menos outros dois gatos e um cachorro também foram feridos com tiros de chumbinho em Planaltina entre o janeiro e fevereiro deste ano. O cão não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Da redação

