Distrito Federal

Oposição protocola pedido de impeachment do governador Ibaneis Rocha

Parlamentares da oposião protocolaram um pedido de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha. A ação ocorreu nesta sexta-feira (23), na Câmara Legislativa após revelações de que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, teria tratado sobre a compra do banco pelo BRB diretamente com o governador do Distrito Federal.

A informação foi publicada pelo jornal Estado de São Paulo. No entanto, procurado pelo Plan News, por meio de sua assessoria, o governador Ibaneis Rocha negou ter participado de qualquer negociação deste tipo e disse que as tratativas foram feitas com Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, que foi exonerado por Ibaneis quando o esqueva investigado pela Polícia Federal veio a tona.

A Polícia Federal investiga a venda de títulos de crédito falsos pelo Master e a tentativa de compra do banco falido pelo BRB. A aquisição de títulos falsos de crédito gerou um prejuízo bilionário ao banco público do Distrito Federal, que agora corre risco de intervenção.

Crise no STF

O esquema é investigado em um inquérito que está em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do caso é o ministro Dias Toffoli. O magistrado está sendo acusado de suspeição, ou seja, de não poder julgar o caso, após determinar que as provas colhidas pela PF fossem lacradas e enviadas diretamente à Corte.

Toffoli também viajou de jatinho para Lima, no Peru, ao lado de um dos advogados de um dos investigados, para assistir à final da Libertadores. Em nota, o presidente do Supremo, Edson Fachin, afirmou que a atuação de Toffoli no caso é “regular”.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *