Planaltina

Carreta leva atendimento dentário para mulheres em Planaltina

Mais de 4,1 mil mulheres já foram atendidas pelo programa Saúde Mais Perto do Cidadão — Restaurando Sorrisos, criado para oferecer serviços odontológicos gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidade social. Desde o lançamento da ação, em março deste ano, até este mês, foram mais de 27,8 mil procedimentos executados em quatro regiões administrativas — Paranoá, Itapoã, Sobradinho e Planaltina, onde a unidade móvel está disponível atualmente.

Em Planaltina, os atendimentos começaram em agosto e vão até 13 de dezembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A estrutura foi instalada no estacionamento da administração regional da cidade.

As pacientes têm acesso a procedimentos que vão desde consultas e limpezas a tratamentos mais complexos, como canal e próteses dentárias. “Quando a gente não consegue oferecer algum atendimento específico, informamos no sistema de regulação da Secretaria de Saúde para que elas possam seguir com o tratamento”, ressalta a coordenadora substituta do programa, Thamires Milena Brandão.

“Elas saem daqui revigoradas, dá para ver no olhar delas que aquilo ali é algo que elas não conseguem pagar por fora. Faz com que elas possam voltar para o mercado de trabalho, voltar a ter uma vida social melhor, a sorrir melhor, coisas que não conseguiam fazer antes”, salienta Brandão, que é dentista especialista em prótese.

Assim que ficou sabendo do programa, a dona de casa Maria Conceição Nascimento, 52 anos, tratou de conseguir uma vaga. “Minha irmã me falou para procurar a carreta quando estava em Sobradinho, mas esperei vir para mais perto da minha casa”, revelou ela, que já fez uma limpeza bucal e tem mais procedimentos agendados. “É bom porque eu não estava podendo pagar agora e acho que vai deixar meu sorriso mais bonito.”

A renovação do sorriso também vai fazer diferença na vida da aposentada Margarida Pereira Sales, 72. Moradora de Planaltina, ela já fez a limpeza e receberá uma prótese dentária. “Tenho um dente que quebrou, mas não pude consertar porque cancelei o convênio por não conseguir pagar mais. Agora vai dar certo”, afirma ela, que elogia a iniciativa. “É uma coisa muito boa para muitas mulheres que não tem condição de sorrir direito por vergonha. É uma bênção para muita gente.”

Para participar, é necessário residir no Distrito Federal, ter 18 anos ou mais, estar registrado no CadÚnico e apresentar o documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A inscrição é feita presencialmente, das 9h às 16h. As consultas são confirmadas por ligação ou mensagem via WhatsApp.

A unidade móvel é equipada com quatro consultórios para procedimentos básicos e complexos, como limpezas, restaurações, radiografias, extrações, tratamento de canal e colocação de próteses dentárias. A equipe multiprofissional é composta por cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares e assistentes sociais.

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *