Por que a ministra Cármen Lúcia escolheu o Centrão para dar palestra? Saiba aqui
Nesta semana, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), palestrou para 350 estudantes do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina, o Centrão. Mas por qual motivo a magistrada escolheu esta escola entre as mais de 960 que existem no DF?
O Centrão é a maior escola pública do Distrito Federal. O colégio tem cerca de 2,7 mil alunos matriculados, sendo 1,9 mil no ensino médio regular e cerca de 800 na Educação de Jovens e Adultos, de acordo com dados do plano pedagógico apresentado em 2021 à Secretaria de Educação do Distrito Federal.
O Centrão foi fundado em 1961, apenas um ano após a criação de Brasília. É importante lembrar que em Planaltina está a Escola Classe 01 de Planaltina, fundada em 1929, a mais antiga do DF.
Quando foi fundado, o Centrão estava localizado onde hoje é o Centro de Ensino Fundamental 02 (Escola Paroquial), no Setor Tradicional. Em 1973, foi transferido para a localidade atual, na época, sendo chamado de Colégio de Planaltina.

Em 1976, formou-se a primeira turma na nova unidade da escola, por meio do Curso Normal, sistema de ensino adotado na época. Em 2019, o Centrão recebeu o nome que se mantém até os dias de hoje.
O Centrão se destaca entre as escolas do DF. No dia 7 de setembro, estudantes da instituição desfilaram na Esplanada dos Ministérios, com transmissão ao vivo para todo o país.
Da redação