Feira da Uva começa nesta sexta, em Planaltina, com show de Eduardo Costa
Planaltina recebe nesta sexta-feira (1º) a Feira da Uva e do Vinho de 2025. O evento, que conta com exposições, praça de alimentação e atrasações musicais começa com show do cantor sertanejo Eduardo Costa.
O evento ocorreu até o dia 12 deste mês e celebra a produção local de uva e vinho. A entrada do público ocorre mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
A Feira será realizada no Parque de Exposições de Planaltina, local que já se tornou tradição nos grandes eventos da cidade mãe da capital. O loca foi preparado para receber cerca de 400 expositores, com Salão da Gastronomia, Salão do Artesanato, Salão do Empreendedorismo, Empório da Uva e do Vinho, Vila do Doce, Fazendinha, Brinquedoteca, parque de diversões, espaços para shows e a grande novidade Arena Lounge e Bar.
No sábado, a musca pop Cláudia Leitte toma conta do palco. E o primeiro fim de semana fecha com Zezo Potiguar.
O segundo fim de semana da Feira da Uva de Brasília começa em grande estilo, e o rock pede passagem, com uma atração surpresa imperdível logo na quinta, dia 7 de agosto. Vale a pena apostar. Depois, no dia 8, o palco é do cantor Dilsinho, com seu samba pop. No sábado, dia 9, a Bahia de Leo Santana promete ficar na história de Planaltina. E, pra encerrar em grande estilo, o cantor romântico Leonardo entrega todo o seu talento e um espetáculo de encerramento inesquecível.
Em valorização aos artistas do DF, todas as noites contam com talentos locais, tanto no palco principal quanto no Palco Gastronomia e no Palco Costelão. A programação local será divulgada em breve.
A uva no cenário do DF
Como um dos principais motes da festa, está o incentivo à produção da uva e do vinho do DF, bem como a divulgação dessa cultura. De acordo com o relatório anual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), o fruto teve um Valor Bruto de Produção de mais de R$ 17,3 milhões em 2024, com área plantada de cerca de cem mil hectares.
Utilizada na mesa, a Niagara Rosada é a variedade de uva mais cultivada no DF. Alguns produtores apostam também na BRS Vitória, sem semente. As variedades de uvas finas, como Syrah, Tempranillo, Barbera, Cabernet franc e também Malbec, para a produção de vinhos finos, também têm ganhado espaço no solo brasiliense.
De acordo com a Emater-DF, a uva encontrou condições climáticas altamente favoráveis no nosso Cerrado, onde o inverno com dias quentes, noites frias e sem chuvas permite a produção de uvas mais doces do que na região Sul do País. E ainda é possível produzir duas vezes no ano quando se adotam técnicas como dupla poda e quebra de dormência. Em Planaltina, cidade-sede da 5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, a Emater-DF tem cinco escritórios locais.
PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL
Primeira semana (agosto)
Dia 01 – Eduardo Costa
Dia 02 – Cláudia Leitte
Dia 03 – Zezo Potiguar
Segunda semana (agosto)
Dia 07 – Atração Surpresa
Dia 08 – Dilsinho
Dia 09 – Leo Santana
Dia 10 – Leonardo
Da redação, com informações da Feira da Uva