Secretaria de Saúde identifica infecção pelo vírus da raiva em morcego de Planaltina
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou a presença do vírus da raiva em um morcego encontrado em Planaltina. De acordo com a pasta, o roedor é da espécie Artibeus lituratus. Morcegos podem transmitir o vírus da raiva para humanos e outros animais, como cães e gatos, por meio da mordida, saliva ou arranhão.
Um outro morcego com o vírus também foi identificado em Sobradinho. Ambos são frugiforos, ou seja, se alimentam de frutas. Estes espécimos, não se alimentam de sangue.
Quem encontrar um morcego em uma residência, apresentando comportamento anormal, não deve tocar no animal e entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses imediatamente (Whatsapp 34494434 ou zoonosesdf@gmail.com).
Deve-se manter animais domésticos longe dos morcegos e cães e gatos vacinados contra a raiva. Caso entre em contato com o morcego e seja mordido, deve procurar uma unidade básica de saúde imediatamente. Também não se deve maltratar os morcegos, que são animais silvestres.
A raiva é uma doença grave, que ataca o sistema nervoso e é mortal em praticamente 100% dos casos. Porém, existe vacina e tratamento que pode ser empregado mesmo em que já teve contato com o vírus, impedindo a progressão da doença.
Da redação