Mais de 90% da população de Planaltina faz compras na própria cidade, revela pesquisa
A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, realizada em Planaltina, aponta que mais de 90% da população da região administrativa mais antiga do DF faz compras na própria cidade. O resultado desmente a crença popular histórica de que quem mora na cidade prefere fazer compras no Plano Piloto ou outras regiões da capital federal.
A pesquisa, que apontou que Planaltina tem 121 mil habitantes e o Arapoanga 49 mil, revela que a cidade é referência na hora de ir às compras. Nesta pesquisa, os pesquisadores perguntaram para os moradores entrevistados onde eles fazem compras.
Para alimentação, higiene e limpeza, 96,9% dos respondentes indicaram Planaltina como a principal localidade. Agora, sempre considerando como referência os últimos doze meses antes da pesquisa, o principal local de compra de eletrodomésticos foi Planaltina (73,7%), de materiais de construção ou manutenção foi Planaltina (95,4%) e de serviços em geral (exceto limpeza doméstica) foi Planaltina (94,8%).
Trabalho
O levantamento também aponta situação de pleno emprego em Planaltina, sendo que a taxa de desemprego ficou em 6%, bem menor que a média do Distrito Federal, que é de 15%. Porém, os moradores de Planaltina trabalham em média 39,1 horas semanais. 47,8% trabalham na iniciativa privada e 96,7% trabalham no regime presencial, e os demais, em home office ou híbrido.
33,2% da população em idade ativa trabalha por conta própria, como empreendedor ou autônomo. 14,7% dos trabalhadores de Planaltina são servidores públicos.

Da redação