71% dos moradores de Planaltina são pretos e pardos, aponta pesquisa
A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPDF)), aponta que 71% da população de Planaltina se declara preta ou parda.Os dados apontam que 59% se declaram pardos, 12% pretos e 27% se dizem brancos.
O levantamento também apontou que a cidade tem 121 mil moradores na área urbana, sem contar os habitantes da área rural. O estudo já excluiu de Planaltina a população do Arapoanga, que agora é uma região administrativa própria. O Arapoanga tem 49 mil moradores, de acordo com a pesquisa.
A maior parte dos moradores de Planaltina são mulheres, sendo que elas representam 51,8% da população. Os homens representam 48,2%. A média de idade dos moradores de Planaltina é de 33 anos, sendo uma população majoritariamente jovem. Porém, a cidade conta com quase 20 mil idosos.
Origem no Nordeste
61% dos moradores de Planaltina nasceram no Distrito Federal e 39% são de outros estados. Goiás é o estado que mais mandou moradores para Planaltina. 20% dos não nascidos no DF que vivem em Planaltina tem origem em Goiás.
Porém, os estados do Nordeste se destacam, pois 48% dos moradores de Planaltina que não nasceram no DF tem origem na Bahia (15,2%), Piauí (13,9%), Ceará (9,9%), Maranhão (9,3%). Outro destaque é para Minas Gerais, com (14,1%).
Da redação