Aulas da rede pública de ensino retornam na segunda no DF
Na próxima segunda-feira (10), mais de 600 mil estudantes retornam às aulas na rede pública do Distrito Federal. O governo do DF informou que está sendo preparado um esquema especial de segurança, saúde e estrutura.
Na área de segurança, policiais foram treinados para reconhecer situações de bullying e cyberbullying.
A comandante do Batalhão Escolar da Polícia Militar do DF (PMDF), tenente-coronel Renata Cardoso, explica que o público-alvo da ação é de quase 1 milhão de pessoas, considerando cerca de 650 mil alunos do ensino básico das redes pública, privada e ensino superior, além dos respectivos responsáveis.
Ao todo, são 1.649 estabelecimentos de ensino da capital federal. Os números colocam a Operação Volta às Aulas como uma das principais da PMDF. “A gente tem o objetivo de fazer esse retorno garantindo a sensação de segurança para todo esse público”, aponta.
Saúde
A Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com a Secretaria de Economia (Seec-DF), iniciou, neste mês, o envio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp para lembrar pais e responsáveis sobre a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).
O intuito é aumentar a proteção entre meninos e meninas de 9 a 14 anos. Até o momento, os lembretes alcançaram mais de 46 mil jovens.O índice de cobertura vacinal de HPV no DF ainda não atingiu a meta de 90%, estipulada pelo Ministério da Saúde, principalmente ao observar o público masculino.
O último levantamento da SES-DF indica que, em 2024, o percentual estava em 81,5% entre meninas e em 62,9% entre meninos. A meta é aumentar esses números e garantir que mais jovens fiquem protegidos.
Da redação