“Atleta campeã diz não ao covarde”
Utilizando práticas esportivas como ferramenta de inclusão e combate à violência contra a mulher, um novo projeto e vai transformar o dia a dia dos agentes de segurança pública. Neste sábado (03), foi realizada no Centro de Capacitação Física dos Bombeiros a cerimônia de abertura do projeto “Atleta campeã diz não ao covarde”, uma iniciativa da Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com a Associação Desportiva As Minas Brasília de Futebol Feminino e com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O projeto inovador visa promover a igualdade de oportunidades, o respeito e a proteção dos direitos das mulheres. Além disso, a ação vai fortalecer a conscientização sobre a violência contra a mulher e integrar os membros das forças de segurança com a proteção e o empoderamento das mulheres. Com a meta de alcançar 1.600 participantes, a iniciativa inclui atividades como aulas de defesa pessoal, workshops e competições esportivas em modalidades como futebol, futsal, atletismo e “bombeiro durão” – uma competição voltada para as práticas dos bombeiros militares.
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que destaca a importância da iniciativa dentro do calendário de Agosto Lilás, o projeto convida os profissionais das forças de segurança a repensar a violência de gênero e a promover o desenvolvimento atlético das mulheres nas corporações. “A atuação do GDF no combate à violência de gênero tem sido constante e abrangente. Essa ação demonstra o esforço em disseminar informações para todas as áreas, alcançando tanto os profissionais que atuam diretamente no enfrentamento da violência quanto as mulheres que necessitam de acolhimento. O projeto Atleta Campeã chega em boa hora para complementar nossas iniciativas”, acrescenta.
Entre os participantes estão bombeiros, policiais civis, militares e agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Alexandre Patury, secretário executivo de Segurança Pública, enfatiza que “a participação ativa das mulheres em ações como essa demonstra força, união e pertencimento. O slogan ‘Não ao Covarde’ reforça nossa luta pelo fim da violência contra a mulher, convidando as mulheres a não aceitarem relacionamentos abusivos e os homens a não compactuarem com ações de violência de gênero,” completou.
Agência Brasília