Ícone do site Plan News

Crianças esperam mais de oito horas por atendimento no Hospital de Planaltina

Hospital Regional de Planaltina recebe pacientes da cidade e vindos do Nordeste e municípios de Goiás. Foto: Foto: Breno Esaki/Agência Saúde.

O atendimento na ala de pediatria está funcionando de maneira precária no Hospital Regional de Planaltina neste fim de semana. Moradores entraram em contato com a reportagem do Plan News para informar que pacientes estão há mais de oito horas no corredor de emergência.

Uma fisioterapeuta que levou o filho para tentar atendimento na unidade de saúde flagrou uma criança com sintomas graves sem receber atendimento. 

“A menina estava em estado grave, de acordo com o que percebi. Ela estava com muita dificuldade para respirar, secreção no pulmão, dor no abdomen e febre. Foi um descaso com todo mundo, mas principalmente com essa menina. Não sei para onde a mãe da menina a levou, mas depois de horas, desistiu”, disse.

https://plannews.com.br/wp-content/uploads/2024/04/VID-20240427-WA0077.mp4

Um vídeo gravado pela profissional de saúde que aguardava atendimento mostra a criança com sintomas aparentes de fraqueza. Sem atendimento, a fisioterapeuta precisou recorrer a uma clínica particular para conseguir que o filho fosse avaliado por um médico.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirma que o Hospital de Planaltina está com alta demanda em razão do período de doenças respiratórias e que a situação se agravou em razão da epidemia de dengue. Confira a íntegra da manifestação do órgão ao pedido de esclarecimentos feitos pela reportagem:

A Secretaria de Saúde informa que o Hospital de Planaltina está com alta demanda, o que tem ocasionado demora nos atendimentos. Ressaltamos que, devido o início da sazonalidade das doenças respiratórias da pediatria, além do surto de casos de dengue, aumentou a busca por atendimento pediátrico.

A unidade não tem medido esforços para oferecer o melhor acolhimento e assistência aos pacientes e tem mantido pacientes/acompanhantes informados acerca da situação da demora que está ocorrendo”.

Sair da versão mobile