Bebê de menos de ano e atendente de lanchonete morrem de dengue em Planaltina
Um bebê com menos de um ano de idade morreu em Planaltina, em razão da epidemia de dengue que atinge o Distrito Federal. A menina foi sepultada no Cemitério de Planaltina na quinta-feira (29/02), sob forte comoção de familiares.
Durante o velório, balões na cor branca e rosa foram soltos em homenagem a bebê, que não resistiu aos sintomas causados pela doença. Além da criança, nesta semana, a atendente de uma lanchonete localizada na Vila Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Sonya, faleceu após ficar dias tentando atendimento.
Sonya não conseguiu ser atendida no Hospital Regional de Planaltina, procurou assistência na Unidade de Pronto Atendimento da Estância e chegou a ser mandada para casa duas vezes pelos médicos antes de falecer. Ela não resistiu ao quadro de desidratação causado pela dengue.
Em todo o DF, são 55 mortes confirmadas e mais de 100 mil casos. A redução no orçamento destinado para combate a dengue, descuido da população e ausência de prevenção por parte do governo local e do governo federal agravam a situação.
Pacientes esperam até sete horas na fila para serem atendidos tanto na rede pública quanto particular. Além de se hidratar, especialistas recomendam o uso de repelentes para afastar o mosquito.