Desemprego sobe no DF e cai no resto do país
O desemprego está avançando no Distrito Federal. Os dados mostram a necessidade do governo local investir em políticas públicas de geração de postos de trabalho e apoiar o comércio e a indústria.Os dados são do quarto trimestre de 2023.
Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego em Brasília passou de 8,8% no 3º trimestre para 9,6%. O percentual ficou acima da média nacional, que foi de 7,4% no período.
De acordo com os dados, o DF é a quinta unidade da federação com maior taxa de desemprego, ficando atrás apenas do Amapá, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. No Amapá, o desemprego chega a 14,2%.
O estado do país com menor desemprego é Santa Catarina, com apenas 3,2% da população desempregada. No entanto, o DF é a quinta unidade da federação com mais pessoas com carteira assinada, com 78% das vagas registradas.
Em primeiro lugar, novamente está Santa Catarina, com 88%. O Brasil registrou recorde de pessoas trabalhando ano passado, com 100,5 milhões de pessoas empregadas.