Norte e Nordeste ainda enfrentam falta de energia em razão do apagão nacional
Mais de 6 horas após o início do apagão que atingiu todo o país, quase 60% da Região Norte permanece sem fornecimento de energia elétrica. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, no Nordeste 15% das cidades ainda estão sem o fornecimento.
O apagão começou por volta das 8h30 desta terça-feira (15). São Paulo, o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e demais unidades da federação foram atingidas, com exceção de Roraima.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Segundo o comunicado, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.
Em Teresina, capital do Piauí, além da queda da eletricidade, a Companhia de Águas informou o desabastecimento de água, em razão do desligamento das bombas. Em Planaltina-DF, não houve registros de queda de energia.