Ex-deputado diz que Brasília foi um “equívoco civilizatório”
O ex-deputado Marcelo Calero, atual secretário de Cultura do Rio de Janeiro, fez declarações xenofóbicas contra Brasília no fim de semana. Ele se juntou ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que afirmou que a transferência da capital para o centro do país “fez mal ao Brasil”.
Pelas redes sociais, Calero, que também foi ministro do governo do ex-presidente Michel Temer, chamou Brasília de “ilha da fantasia”. As críticas ocorrem em um momento que o Congresso Nacional discute o projeto do novo arcabouço fiscal, regras de controle de gastos públicos que vão substituir o teto de gastos.
No projeto do arcabouço fiscal, os parlamentares pretendem reduzir os valores do fundo constitucional do DF, o que pode gerar perdas nos recursos disponíveis para saúde, segurança e educação, o que pode afetar todas as regiões administrativas, além do Plano Piloto.
“É isso. Brasília foi projetada pra ser uma ilha da fantasia. E continua sendo um delírio oligárquico. Qual outra capital foi artificialmente posicionada num pseudo centro geográfico, desconsiderando o centro demográfico? Brasília é um equívoco civilizatório”, escreveu Calero.
O governador Ibaneis Rocha rebateu as declarações anteriores do ministro Rui Costa e disse que “ele é um completo idiota”.